Bem-estar animal e os sistemas de produção no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1340Palavras-chave:
Indicadores de bem-estar, protocolos, sistemas de criação animalResumo
O bem-estar animal vem ganhando destaque no cenário mundial nos últimos anos. Tal destaque coloca em evidência a necessidade de adequação dos sistemas de produção. O termo bem-estar animal é um conceito crescente na conjuntura global e sofreu importantes transformações em sua definição, avaliação e interpretação no último século. A ciência do bem-estar animal reconhece a importância das cinco liberdades como forma de conceituar o bem-estar e a necessidade de uma releitura na forma de avaliar e interpretar o status de bem-estar, sobretudo, dos animais de produção. A releitura culminou com o desenvolvimento do modelo dos Cinco Domínios. Um modelo projetado para avaliar o bem-estar animal de uma forma mais completa, sistemática e abrangente. O modelo conta com quatro domínios físicos e funcionais, avaliados pela definição de indicadores. As avaliações possibilitaram a incorporação de muitos protocolos para análise de bem-estar, voltados aos sistemas de produção animal. O estado geral do bem-estar animal reflete seu status, que pode ser definido como uma balança, sendo positivo, neutro ou negativo. O objetivo desta revisão bibliográfica é evidenciar a evolução da ciência do bem-estar animal considerando os cinco domínios como os principais critérios a serem utilizados para definir o status do Bem-estar dos animais de produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sabrina Luzia Gregio de Sousa, Rosana Colatino Soares Reis, Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, João Paulo de Farias Ramos, Sheila Denise de Oliveira Neves, Leonardo Lucas da Rocha Andrade, Vitória Mirian Cristina Ferreira Perez, Julia Soares Alves, Lucas Lima Damieri Verçosa, Karollyne dos Reis Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.