Resiliência como indicador dinâmico do bem-estar de bovinos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1226.1-15Palavras-chave:
Bem-estar animal, dinâmica de sistemas, modelagemResumo
O caráter dinâmico do bem-estar animal na pecuária leiteira é um atributo útil para o planejamento, manejo e avaliação de sistemas de produção de bovinos leiteiros, mas este é um aspecto ainda pouco desenvolvido e raramente considerado, em parte, devido à falta de indicadores dinâmicos. Este trabalho propõe a resiliência como indicador dinâmico de bem-estar animal para ser utilizado nos protocolos de avaliação da pecuária leiteira. Esta resiliência foi definida como a capacidade do animal ou rebanho em lidar com distúrbios ao longo do tempo e recompor a trajetória do bem-estar após sofrer um distúrbio. A metodologia de dinâmica de sistemas viabilizou a operacionalização do conceito de resiliência por meio da construção de modelos conceitual e computacional e simulação dos índices: dureza, robustez, elasticidade, rapidez de recuperação e índice de resiliência. Os valores dos índices de resiliência simulados, como exemplo, indicaram a sua adequação como indicador dinâmico do bem-estar animal por serem aderentes aos conceitos etológicos intrínsecos e fornecerem um conjunto de informações úteis para comparar a dinâmica do estado do bem-estar animal em diferentes situações e cenários da bovinocultura leiteira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luís Alberto Ambrósio, Luciandra Macedo de Toledo, Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, Franciely de Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.