Nexos entre bem-estar animal na pecuária e mudanças climáticas, no contexto do IPCC
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16nsup1.a1308.1-5Palavras-chave:
Estresse térmico, relatório de avaliação, sedeResumo
Melhorar o entendimento dos nexos entre o bem-estar animal e as mudanças climáticas pode ajudar a formular políticas e ações mais inclusivas e éticas na pecuária. Na literatura, há centenas de artigos científicos indexados com os termos “animal welfare” e “climate change”. Em revisão dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) descobrimos que embora historicamente as evidências dos nexos fossem relatadas, as citações diretas do termo “bem-estar animal” foram raras. Concluímos que mais pesquisas pecuárias são necessárias para avaliar o bem-estar animal em situações a campo envolvendo eventos climáticos extremos atribuídos às mudanças climáticas. As participações voluntárias de especialistas em bem-estar animal nos grupos de trabalhos do IPCC são necessárias para suprir as lacunas observadas nos seus relatórios de avaliação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luís Alberto Ambrósio, Luciandra Macedo de Toledo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.