Endoparasitas em cães (Canis familiaris L.) em Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
Palavras-chave:
Helminto, Cães, ZoonoseResumo
Os parasitos intestinais estão entre os agentes patogênicos mais comumente encontrados em animais de companhia e constituem uma das principais causas de transtornos intestinais em cães. São responsáveis por apatia, diminuição da performance, anemias, perda de peso, vômitos, diarréia, prurido anal, convulsões e morte. Além da ação direta do parasito, o hospedeiro pode adquirir severas enterites e pneumonias devido à infecção bacteriana secundária. Este quadro sintomatológico ocorre em animais jovens, enquanto os cães adultos, geralmente, mantêm a parasitose assintomática, mas passíveis de transmissão aos filhotes e ao homem. O presente trabalho analisa os endoparasitas que acometem cães no município de Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram analisadas 60 amostras de fezes de cães coletadas no período de janeiro a dezembro de 2008 e examinadas segundo a técnica de Willis, Sheather e Hoffmann. Nas endoparasitoses foram observados Ancylostoma spp., Dipylidium caninum, Toxocara canis e Trichuris vulpis. Nas endoparasitoses com associação de mais de um parasito, foram encontrados: Ancylostoma spp. + T. canis e Ancylostoma spp. + Trichuris vulpis. Estes resultados sugerem a necessidade do controle parasitário dos cães nesta região para diminuir o risco de zoonoses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Caroline Gracielle Torres Ferreira; Ana Carla Diorgenes Suassuna Bezerra; Silvia Maria Mendes Ahid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.