Ceratoconjuntivite seca em cães
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
Alterações na qualidade e quantidade dos componentes primários da lágrima podem alterar a dinâmica e comprometer a funcionalidade do filme lacrimal o qual é composto por lipídios, uma fração aquosa e por mucoproteínas. A ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma enfermidade frequentemente diagnosticada em cães, caracterizada pela deficiência da fração aquosa ou das camadas de mucina ou de lipídeos do filme lacrimal, que resulta em inflamação da conjuntiva e córnea, dor e redução da visão, tendo o teste lacrimal de Schirmer como principal meio de diagnóstico. O tratamento geralmente é balizado na utilização de lacrimoestimulantes e lacrimomiméticos além dos antimicrobianos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Arianne Pontes Oriá, Miucha de Almeida Furtado, Edilson Santos Souza Junior, Melissa Hanzen Pinna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.