Leptospirose em cães
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
A leptospirose é uma importante zoonose determinada pela infecção com a espiroqueta Leptospira interrogans (sensu lato) e pode acometer diversas espécies animais, inclusive a canina, manifestando-se nos ecossistemas silvestre, urbano e rural. É causada por diferentes espécies de Leptospira sp., bactérias ubiquitárias que estão presentes na água, solo e reservatórios animais. No Brasil, a doença é relativamente comum. O combate dos roedores, que são hospedeiros naturais do serovar, é um desafio permanente, e muito se tem discutido a respeito, inclusive sobre resistência aos raticidas por parte dos roedores a fim de controlar a doença. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura enfocando principalmente a patogenia, os sinais clínicos e a patologia clínica da doença em cães, causada exclusivamente pelo serovar Icterohaemorrhagiae.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Melissa Hanzen Pinna; Arianne Pontes Oriá; Graziele Bonadiman Cypriano; Fernanda Santana Oliveira; Daniela Santos Almeida; Ana Carla Oliveira Pinheiro; Lívia Dias Macêdo1; Daniele Santos Rolemberg
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.