Neosporose canina: biologia, etiologia, sinais clínicos, diagnóstico e controle
DOI:
Palavras-chave:
cães, parasitologia, Neospora caninumResumo
Neospora caninum é um protozoário que foi reconhecido em cães em 1984, trata-se de enfermidade neurológica que foi diagnosticada em filhotes de cães, os quais apresentavam encefalomielite, miosite e paresia dos membros. Parasitos livres foram encontrados no cérebro e nos músculos dos cães, e formas encistadas no cérebro, que se assemelhavam a Toxoplasma gondii, porém, os testes sorológicos realizados foram negativos para o mesmo. Pouco tempo depois, tornou-se a analisar os cortes histológicos dos cães mortos em 1984, onde foi identificado um novo gênero, Neospora, e a nova espécie Neospora caninum. A determinação baseou-se pelos sinais clínicos os quais foram relacionados à paresia e paralisia dos membros pélvicos os quais não são observados na toxoplasmose. Assim como, notou-se que a espessura da parede do cisto de N. caninum é menos delgada que a de T. gondii.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Bruna Alves Devens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.