Papel da fermentação lática na produção de silagem
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
A ensilagem é o método de conservação da forragem sob condição de anaerobiose, onde ocorre uma metabiose, ou seja, uma sucessão de grupos de microrganismos até atingir um nível de acidez, por meio da produção de ácido lático pelas bactérias produtoras de ácido lático (BAL), no qual o desenvolvimento de microrganismos deterioradores,que são menos tolerantes às condições ácidas é inibido. Considera-se fermentação lática, aquela na qual o ácido lático é o principal produto final da fermentação. Portanto, bactérias homofermentativas, como Lactobacillus lactis, são desejáveis no processo de fermentação de silagens, uma vez que nesses microrganismos mais de 87% dos compostos do metabolismo é ácido lático. Já na heterofermentação produtos adicionais como etanol ou acetato são formados, bem como CO2. Inoculantes microbianos usados como aditivos incluem bactérias homofermentativas, heterofermentativas, ou a combinação destas. Devido à especificidade existente entre a espécie forrageira e sua microflora epifítica, estudos visando isolar e identificar os principais grupos microbianos presentes nas principais plantas forrageiras utilizadas para ensilagem são necessários. Embora um grande número de trabalhos tem sido realizado para a produção de silagens, atualmente, não existe um padrão dessas respostas. Sabe-se que essas respostas dependem da forragem utilizada, da estirpe presente no inoculante e da sua concentração no momento da inoculação. Recomenda-se a realização de mais estudos avaliando-se o efeito dos inoculantes, principalmente sobre as perdas e sobre a sua viabilidade econômica, uma vez que a magnitude observada dessas respostas é baixa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Thiago Carvalho da Silva, Marcus Vinicius Bastos da Silva, Eder Galinari Ferreira, Odilon Gomes Pereira, Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.