Sistemas de integração lavoura-pecuária na Amazônia Brasileira
DOI:
Palavras-chave:
pastagens degradadas, pecuária, lavouraResumo
Nas ultimas décadas a pecuária tem sido uma das atividades pioneiras no processo de ocupação da Amazônia Legal, substituindo segmentos significativos da área original de floresta. As pastagens cultivadas representam o principal suporte alimentar para os rebanhos e normalmente, na fase inicial de utilização apresentam produtividade satisfatória, mas com o decorrer do tempo (cinco a seis anos após o estabelecimento) há uma gradativa e crescente redução na produtividade, que passa a refletir negativamente nos indicadores zootécnicos dos rebanhos e consequentemente, contribui para a falta de sustentabilidade da atividade. São muitos os fatores que levam a esta situação, com destaque a baixa fertilidade natural dos solos, utilização de germoplasma impróprio às condições ecológicas e a adoção de práticas de manejo inadequadas. Este processo leva ao desequilíbrio do complexo solo-planta-animal, a erosão e a compactação do solo, reduzem consideravelmente o vigor e a produtividade das plantas forrageiras, e favorece o surgimento de plantas invasoras, culminando na completa degradação da pastagem. Este cenário tem despertado a preocupação de diferentes segmentos da sociedade, que cada vez mais exerce pressão sobre o setor produtivo que atua no Bioma Amazônia, com o intuito de que este adote sistemas de produção que sejam sustentáveis. A reabilitação de áreas de pastagens degradadas tem sido apontada como uma das alternativas, para tanto já existem tecnologias e processos com comprovada eficácia técnica, mas que ainda apresentam limitada adoção por parte dos produtores, quando se considera a vasta área a recuperar, o que pode ser atribuído ao elevado custo financeiro despendido no processo de recuperação/renovação de pastagens. Para mitigar esta e outras limitações, vêm sendo preconizada a adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária, mas que de certa forma, devem ser mais bem entendidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Claudio Ramalho Townsend, Newton de Lucena Costa, Vicente de Paulo Campos Godinho, Ricardo Gomes de Araujo Pereira, Marley Marico Utumi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.