Eugenol, sal e gesso no transporte de tambaqui em sistemas fechados
DOI:
Palavras-chave:
Colossoma macropomum, sal, eugenol, transporteResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o uso de sais e eugenol como redutores de mortalidade no transporte em sistemas fechados de juvenis de tambaqui. Para a determinação da melhor substância no transporte foram avaliadas: sal de cozinha (2,0 g/L), gesso (0,3 g/L), eugenol (4 µL/L) mais o tratamento controle. O experimento foi monitorado a cada duas horas nos tempos pós-transporte entre 2 a 16 horas com intuito de determinar a mortalidade. O nível de estresse dos peixes foi avaliado através dos níveis de glicose inicial e final. Tanto o sal como gesso foram eficientes na redução da mortalidade e sobrevivência dos exemplares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Genilson Maurício dos Anjos; Emerson Carlos Soares; Luiz Henrique Nunes Dantas; Robson Batista dos Santos; Denise Maria Pinheiro; Álvaro Alves Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.