Produção em número, peso e massa de ovos em codornas de corte até 406 dias de idade
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n27.1172Palavras-chave:
ambiente permanente, herdabilidades, medidas repetidas, variância residual, regressão aleatóriaResumo
O presente trabalho teve por objetivo estudar a produção de ovos em uma linhagem de codornas de corte sob seleção para maior peso aos 21 dias, visando verificar as características que poderiam servir como critério de seleção. Utilizaram-se modelos de regressão aleatória, trabalhando-se com variâncias residuais homogênea e heterogêneas, através de cinco modelos que contemplaram, respectivamente, períodos definidos a intervalos de 182, 112, 91, 56 e 28 dias. Na comparação entre os modelos observou-se aumento significativo (P<0,01) no logaritmo natural da função de verossimilhança com o aumento das classes heterogêneas, bem como mudanças consideráveis nos outros critérios analisados (AIC e BIC), levando a consideração que a modelagem com variâncias residuais heterogêneas deva ser utilizada. Comparando-se os resultados entre o modelo com variância residual homogênea e o melhor modelo com variâncias residuais heterogêneas, observou-se variabilidade genética expressiva para peso de ovos com valores de 0,15 até 0,32, com variância residual homogênea e de 0,16 a 0,38 com variâncias residuais heterogêneas em períodos de 28 dias. Para número e massa de ovos os valores de herdabilidades foram similares, variando de 0,03 a 0,10 e 0,03 a 0,15, para número e de 0,01 a 0,15 e 0,01 a 0,20 para massa de ovos, respectivamente, usando-se variâncias residuais homogênea e heterogêneas. A seleção para aumento do peso de ovos seria justificada na seleção de fêmeas de codornas de corte. Para número e massa de ovos produzidos os valores embora baixos, mostraram que existem períodos em que seria viável a seleção, especialmente entre 99-126 dias e entre 211-238 dias. Os pontos de máxima produção para as três características também ficaram nestes períodos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Nelson José Laurino Dionello, Victor Fernando Buttow Roll, Eduardo Gonçalves Xavier, StelaAdami Vayego, Gerusa da Silva Salles Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.