Desempenho de frangos de corte criados em aviários dark house versus convencional
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n18.1778Palavras-chave:
aves, clima quente, frangos de corte,peso corporal, produtividade, sistema de criação.Resumo
Com o objetivo de avaliar o desempenho zootécnico de frangos de corte em duas diferentes instalações, aviários convencionais (com ventilação positiva) e aviários dark house (com ventilação negativa e cortina escura), foi realizado este estudo, a partir de dados de campo de uma empresa avícola situada em região com clima quente em MT. Foram avaliados os desempenhos dos frangos de corte através do peso corporal, ganho de peso, consumo alimentar, conversão alimentar, mortalidade e incidência de calos de pata. Os resultados mostraram que os frangos criados em galpões no sistema dark house apresentaram melhores desempenhos para peso final, ganho de peso, consumo alimentar e conversão alimentar. Houve redução significativa na incidência de calos de patas dos frangos criados em galpões de sistema convencional Quanto à mortalidade durante a criação não houve diferença significativa entre as duas tecnologias. Assim o melhor sistema em relação aos resultados zootécnicos para a criação de frangos em região quente é o sistema dark house.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ellen Rovaris, Gerusa da Silva Salles Corrêa, André Brito Corrêa, João Garcia Caramori Junior, Uanderson Verrissímo de Luna, Saullo Diogo de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.