Prevalência e diagnóstico das principais afecções dentárias de equinos da mesorregião sul do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n28.1183Palavras-chave:
.Resumo
Afecções dentárias são comumente encontradas em eqüinos devido à mudança de alimentação ocorrida após sua domesticação e a morfologia da arcada dentária da espécie. O presente estudo avaliou através de exame clínico e visual as principais alterações encontradas em equinos da mesorregião sul do estado do Espírito Santo. O diagnóstico foi feito a partir de uma avaliação visual com auxílio de um espéculo oral e devida sedação prévia do animal, os dados obtidos foram transmitidos a um odontograma. Esses dados foram processados e colocados em uma tabela para auxiliar no entendimento da prevalência das afecções. O método utilizado no exame foi satisfatório não obtendo nenhum incidente durante o experimento. As principais alterações encontradas foram pontas excessivas de esmalte e úlceras bucais que geralmente são secundárias a traumas causados pelas pontas excessivas. Desse modo pode-se determinar as alterações permitindo obter informações que hão de auxiliar o aperfeiçoamento do manejo para atenuar tais afecções.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Diogo Antonio Rizzo, Flávia de Almeida Lucas, Rodolpho José da Silva Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.