Estudo morfométrico da placa esternal de Gliricola quadrisetosa Ewing, 1924 recuperados em Galea spixii Wagler, 1831
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n38.1247Palavras-chave:
Amblycera, Ectoparasita, GyropidaeResumo
O estudo morfométrico permite a observação de variações no tamanho de estruturas consideradas importantes para identificação de ectoparasitos que acometem os animais selvagens. Nesta linha, o presente trabalho objetivou delimitar algumas áreas na placa esternal do Phthiraptera Gliricola quadrisetosa e realizar a morfometria para complementar a descrição desta estrutura considerada importante para taxonomia deste piolho. Utilizou-se 30 espécimes fêmeas de G. quadrisetosa recuperados de Galea spixii. Os piolhos foram clareados e montados entre lâmina e lamínula para observação da placa esternal através da microscopia óptica de luz. Os dados foram apresentados na forma de média simples e desvio padrão. As áreas delimitadas para morfometria corresponderam a: porção que parte da concavidade até a base, porção superior e mediana e comprimento a partir do 2º par de patas até a base. Estas apresentaram respectivamente medida de 18,4+3,5; 8,7+0,9; 1,4+0,1 e 12,8+3,3μm. A morfometria realizada contribuiu para padronização da Taxonomia da placa esternal de Gliricola quadrisetosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Josivania Soares Pereira, Janilene de Oliveira Nascimento, Kalianne Carla de Sousa Aguiar, Moacir Franco de Oliveira, Sílvia Maria Mendes Ahid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.