Fasceíte necrotizante: Revisão e Relato de caso em um felino
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a905.1-8Palavras-chave:
Infecção, tecidos moles, anemia inflamatória, cirúrgicoResumo
Fasceíte necrosante é uma infecção súbita dos tecidos moles que progride rapidamente para a síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), sepse e morte. O tratamento é cirúrgico. A presente revisão de literatura tem como objetivo relatar um caso de fasceíte necrosante tipo I em um felino que sofreu trauma extenso por mordedura e expor os principais conceitos sobre fasceíte necrosante raramente abordados em Medicina Veterinária. O seguinte caso evoluiu para anemia inflamatória grave, comprometimento dos músculos e do rim direito. Os fatores predisponentes em felinos incluem imunossupressão, gatos positivos para vírus da imunodeficiência felina (FIV), Vírus da Leucemia viral felina (FELV) e uso de corticosteroides por longos períodos. A terapia cirúrgica imediata é o tratamento recomendado na fasceíte necrosante. Os principais agentes patológicos em gatos são Streptococcus canis e Estreptococcus sp do grupo G, Enterococcus e Escherichia sp e Pseudomonas sp, confirmados na cultura. O tratamento cirúrgico rápido e a antibioticoterapia adequada são essenciais para o sucesso do tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Samuel Otemi de Sousa Silva, Marcelo Campos Rodrigues, Bruno Martins Araújo, Breno Curty Barbosa, Daniel Serafim de Andrade Rodrigues, Joana Jéssica Sousa Albuquerque, Thiago Martins Sousa, Celiz de Sousa Pedrosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.