Insuficiência cardíaca associada à histiocitose linfoide com eritropoiese extramedular no baço: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a50.1-4Palavras-chave:
Insuficiência cardíaca, inflamatórias, esplenectomiaResumo
O presente relato relaciona a insuficiência cardíaca e as alterações inflamatórias sistêmicas (SRIS) ao descrever um caso clínico de um paciente canino macho com insuficiência cardíaca e histiocitose linfoide com eritropoiese extramedular no baço. O paciente apresentou aumento generalizado das câmaras cardíacas com disfunção em ambos os ventrículos e baço aumentado com presença de nódulos disseminado por todo o parênquima. Foi realizado a esplenectomia feito biópsia deste baço, chegando ao diagnóstico por citologia. A insuficiência cardíaca causa alterações inflamatórias sistêmicas, esta correlação com patologias relacionada a estimulo imunológico persistente ainda não foi estudado. A cirurgia realizada e o tratamento continuo para insuficiência cardíaca restabeleceu a saúde do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Samuel Otemi de Sousa Silva, Raquel Albuquerque Silva, Aline Silva Santos, Daniele Benigno Mota, Duan Kessiley Torres de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.