Termorregulação de bovinos em ambiente tropical: uma abordagem com ênfase nas respostas fisiológicas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n7.1306Palavras-chave:
estresse térmico, frequência respiratória, temperatura retal, temperatura superficialResumo
O efeito do ambiente térmico sobre as respostas fisiológicas de bovinos leiteiros tem sido bastante estudado como uma forma de caracterizar situações de estresse térmico causado por tensões exercidas pelo ambiente o qual os animais estão inseridos. As exigências térmicas dos animais variam de acordo com o estágio de desenvolvimento sendo que, na fase de aleitamento, os bezerros possuem uma capacidade termorregulatória pouco desenvolvida e, o planejamento de instalações é fundamental, pois facilitam o manejo e protegem os animais de condições meteorológicas adversas. Assim, objetivou-se com esta revisão abordar os principais aspectos da termorregulação de bovinos em ambiente tropical com ênfase na frequência respiratória, temperatura retal e da superfície corporal. A temperatura superficial, por estar diretamente exposta ao ambiente, apresenta variações consideráveis, as quais acompanham as variações dos componentes meteorológicos do ambiente em que estão inseridos. Já a temperatura retal é uma resposta tardia ao estresse térmico, com pouca ou nenhuma variação. Ao contrário da temperatura retal, a frequência respiratória é o primeiro sinal visível que evidencia uma situação de estresse calórico. Assim, para evitar situações térmicas que impeçam os animais de demonstrarem todo o seu potencial produtivo, além de evitar danos na saúde e reprodução, deve-se fornecer um microclima caracterizado por baixas temperaturas e sem a exposição à radiação solar direta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maiko Roberto Tavares Dantas, João Batista Freire de Souza Junior, Hérica Girlane Tertulino Domingos, Janio Lopes Torquato, Geovan Figueirêdo Sá Filho, Leonardo Lelis de Macedo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.