Variação regional da perda de calor latente na superfície corporal de ovinos Morada Nova em uma região semiárida
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n21.1389Palavras-chave:
ovinos, resfriamento evaporative, superfície corporal, termorregulaçãoResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a perda de calor latente em diferentes regiões da superfície corporal de ovinos na região semiárida do Brasil. Foram utilizados 4 ovinos da raça Morada Nova com idade entre 12 e 18 meses. Os animais permaneceram à sombra de um aprisco coberto por telhas cerâmicas e com pé-direito de 3 metros. Foram aferidas a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, velocidade do ar, a temperatura do globo, a evaporação cutânea, a temperatura de superfície do pelame dos animais e o fluxo de calor latente na superfície cutânea dos animais, para realização dos cálculos. Os resultados da análise de variância mostraram que o efeito região corporal foi significativo (P=0,0256). A média mais elevada da perda de calor latente na superfície cutânea (Es) foi aferida no pescoço (123,54 W m-2), a qual diferiu significativamente (P<0,05) da média encontrada na coxa. No entanto, esta média encontrada no pescoço não diferiu da média do flanco (88,65 W m-2), onde, esta última, não diferiu da média encontrada na coxa (69,47 W m-2). A perda de calor latente não é distribuída de forma homogênea na superfície corporal de ovinos da raça Morada Nova em ambiente semiárido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 João Batista Freire de Souza Junior, Hérica Girlane Tertulino Domingos, Maiko Roberto Tavares Dantas, Janio Lopes Torquato, Geovan Figueirêdo Sá Filho, Leonardo Lelis de Macedo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.