Resposta de Sesbania sesban à inoculação de micorrizas arbusculares
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n9.1314Palavras-chave:
colonização radicular, fósforo, matéria seca, nitrogênioResumo
Avaliou-se o efeito da inoculação de micorrizas arbusculares (Glomus mossaea, G. fasciculatum, G. macrocarpum, G. etunicatum, Acaulospora muricata e Scutellospora heterogama), sobre o crescimento e composição química de Sesbania sesban. Entre os fungos avaliados, os mais eficientes na produção de matéria seca foram S. heterogama e A. muricata, os quais proporcionaram incrementos de 155 e 140%, respectivamente, em relação ao tratamento sem inoculação. As taxas de colonização radicular foram afetadas pelas diferentes espécies de micorrizas arbusculares. Os maiores valores foram registrados com a inoculação de G. fasciculatum, S. heterogama e G. mossaea. Os maiores teores de nitrogênio (N) foram obtidos com a inoculação de G. mossaea e G. etunicatum, enquanto que plantas micorrizadas por S. heterogama e A. muricata apresentaram as maiores quantidades absorvidas de N. Para os teores de fósforo (P), os maiores valores foram verificados com a inoculação de G. mossaea e A. muricata, no entanto a sua maior absorção ocorreu com a inoculação de S. heterogama e A. muricata. Os resultados obtidos evidenciam que a inoculação de micorrizas arbusculares incrementou significativamente os rendimentos de MS, teores e quantidades absorvidas de N e P, sendo que os fungos mais efetivos, em termos de rendimento de matéria seca, foram S. heterogama e A. muricata.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Newton de Lucena Costa, Valdinei Tadeu Paulino, Rogério Sebastião Correia da Costa, Ricardo Gomes de Araújo Pereira, João Avelar Magalhães, Claudio Ramalho Townsend, Maria Jucineide Aguiar Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.