Efeito da escarificação, da embebição e da adubação nitrogenada no crescimento inicial do labe-labe (Dolichos lab lab L. cv. RONGAI)

Autores

  • João Elzeário Castelo Branco Iapichini

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n12.1333

Resumo

A introdução de leguminosas forrageiras em programas de melhoramento de pastagens tem sido preconizada, como uma das formas mais econômicas, para obtenção do nitrogênio, tão essencial para a melhoria da dieta animal, assim como para a obtenção de altos rendimentos de forragens. O trabalho experimental foi instalado em vasos, em casa de vegetação, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias “Campus” de Jaboticabal. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, para se estudar um arranjo fatorial 2 x 3 x 2 com 3 repetições. Os tratamentos consistiram em diferentes combinações de escarificação e não escarificação de sementes e tempos de embebição das sementes antes da semeadura (1, 8 e 16 horas) e ausência e presença de adubação nitrogenada (0 e 100 kg de N/ha). Os resultados obtidos mostraram que a escarificação das sementes seguida da imersão por 1 hora, ou somente a imersão por 8 horas, poderia resultar em germinação mais rápida. O crescimento inicial do labe-labe, independentemente dos tratamentos testados, foi bastante vigoroso. A altura média das plantas não variou em função dos diferentes tratamentos. A distribuição e a produção de matéria seca na parte aérea da planta, após 61 dias da semeadura, foi bastante uniforme nos diferentes tratamentos. A aplicação de nitrogênio, 16 dias após a semeadura, prejudicou significativamente o peso seco dos nódulos.

Downloads

Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Pastagem e forragicultura

Como Citar

Efeito da escarificação, da embebição e da adubação nitrogenada no crescimento inicial do labe-labe (Dolichos lab lab L. cv. RONGAI). (2016). Pubvet, 6(12). https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n12.1333