Efeito da escarificação, da embebição e da adubação nitrogenada no crescimento inicial do labe-labe (Dolichos lab lab L. cv. RONGAI)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n12.1333Resumo
A introdução de leguminosas forrageiras em programas de melhoramento de pastagens tem sido preconizada, como uma das formas mais econômicas, para obtenção do nitrogênio, tão essencial para a melhoria da dieta animal, assim como para a obtenção de altos rendimentos de forragens. O trabalho experimental foi instalado em vasos, em casa de vegetação, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias “Campus” de Jaboticabal. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, para se estudar um arranjo fatorial 2 x 3 x 2 com 3 repetições. Os tratamentos consistiram em diferentes combinações de escarificação e não escarificação de sementes e tempos de embebição das sementes antes da semeadura (1, 8 e 16 horas) e ausência e presença de adubação nitrogenada (0 e 100 kg de N/ha). Os resultados obtidos mostraram que a escarificação das sementes seguida da imersão por 1 hora, ou somente a imersão por 8 horas, poderia resultar em germinação mais rápida. O crescimento inicial do labe-labe, independentemente dos tratamentos testados, foi bastante vigoroso. A altura média das plantas não variou em função dos diferentes tratamentos. A distribuição e a produção de matéria seca na parte aérea da planta, após 61 dias da semeadura, foi bastante uniforme nos diferentes tratamentos. A aplicação de nitrogênio, 16 dias após a semeadura, prejudicou significativamente o peso seco dos nódulos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 João Elzeário Castelo Branco Iapichini, Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, Antonio Orlando da Luz Freire Neto, Cláudio Henrique Barbosa Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.