Efeito da imunização ativa com líquido folicular bovino na prolificidade de ovelhas da raça Ideal e mestiças Suffolk x Ideal
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n18.1370Resumo
O experimento desenvolveu-se no Posto Experimental de Ovinos e Caprinos do Instituto de Zootecnia de Itapetininga (SP), com o objetivo de avaliar o efeito da imunização ativa contra líquido folicular bovino (LFb) no índice de prolificidade de ovelhas manejadas em condiões de clima sub-tropical. O experimento foi inteiramente casualizado com esquema fatorial 2 x 2, com 2 tratamentos: ovelhas imunizadas (n = 30), ovelhas controle (n = 30) e 2 graus de sangue: ovelhas Ideal e Mestiças (Ideal x Suffolk). Dos 30 animais tratados com LFb, 29 apresentaram respostas imunológicas ao tratamento. Não existiu efeito da imunização na taxa de fertilidade ou no comportamento estral das ovelhas (P > 0,05). O índice médio de prolificidade das ovelhas imunizadas foi de 1,3 contra 1,0 do grupo controle (P < 0,05). Não existiu efeito da raça no índice de prolificidade (P > 0,05), mas houve efeito da imunização dentro de raça, para os animais mestiços (P<0,05). Essa diferença ocorreu devido ao maior número de parições gemelares das ovelhas imunizadas (33 %) em comparação as controle (0 %). Os resultados do presente estudo sugerem que o método de imunização contra LFb ofereçe uma alternativa para aumentar o número de nascimentos de ovelhas naturalmente pouco prolíficas criadas em condições de clima sub-tropical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 João Elzeário Castelo Branco Iapichini & Aleksanders Spers
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.