Avaliação do desempenho de bovinos de corte mestiços confinados em piquetes com sombrite e sem sombrite
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n18.1374Palavras-chave:
abate, adaptação, ganho em pesoResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as características de ganho em peso diário, peso de carcaça, consumo de matéria seca, peso de saída e conversão alimentar de animais mestiços confinados em piquetes com e sem sombrite. Os dados utilizados nesse estudo foram provenientes de um confinamento de bovinos de corte localizado no município de Aruanã, estado de Goiás. Foram confinados 16.000 mil bovinos machos mestiços em torno de 24 meses de idade. A sombra dos piquetes era constituída por uma cobertura de tela de polietileno com 70% de proteção contra raios solares. O período de confinamento total foi de 90 dias, sendo 07 dias de adaptação. Animais confinados em piquetes com sombrite apresentaram maior ganho em peso diário (1,80 Kg) em relação aos animais sem sombrite (1,61Kg). Para as características analisadas como peso de carcaça, consumo de matéria seca e conversão alimentar não foram observadas diferenças significativas entre os dois tratamentos. Pode ser observado que a disponibilidade do sombrite influenciou no desempenho dos animais mestiços confinados em piquetes com sombrite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Rodrigo Zaiden Taveira, Luciana Rodrigues Fonseca, Osvaldo José da Silveira Neto, Alliny das Graças Amaral, Jean Sardinha de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.