Pontos-críticos e desafios do bem-estar de matrizes suínas em gestação: o uso de cama como alternativa produtiva
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n24.1407Palavras-chave:
Conforto térmico. Ambiência Animal. Comportamento animal.Resumo
No contexto da ciência do bem-estar animal, a criação de matrizes suínas é um tema especialmente crítico, devido ao fato da grande maioria destes animais ser mantida em isolamento. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais pontos críticos envolvendo a criação de matrizes suínas gestantes, destacando a importância de aspectos relacionados ao ambiente social e físico proporcionado a esta categoria animal. É indiscutível que o isolamento em gaiolas impacta negativamente em pré-requisitos fundamentais do bem-estar animal, no entanto, por outro lado o agrupamento possui a desvantagem de ocasionar agressividade nestes animais. Informações de pesquisa mostram que os aspectos bioclimatológicos, comportamentais e físicos do ambiente são importantes na definição do bem-estar animal de matrizes suínas gestantes. Além disso, é importante que sejam idealizadas alternativas de criação que combinem alojamento em grupo e técnicas que reduzam a agressividade no alojamento coletivo, como por exemplo o enriquecimento ambiental, com a utilização de elementos como palha ou outros tipos de cama.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Luísa Appendino Nunes, Késia Oliveira da Silva Miranda, Joana Baptista Demski, João Gabriel Rossini Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.