Avaliação morfológica das estruturas ovarianas em fêmeas bovinas zebuínas durante o ciclo estral
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n7.1695Palavras-chave:
Ovariectomia; Morfometria; Ultrassonografia; Histologia.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar os aspectos morfométricos, ultra-estruturais e histológicos das estruturas presentes nos ovários de fêmeas zebuínas. Foram utilizadas dez fêmeas bovinas. Nas fêmeas que foram sincronizadas, seguiu-se o protocolo convencional utilizado na técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os ovários foram avaliados com auxílio do ultrassom antes da sincronização e no dia da cirurgia. No dia 0 do ciclo estral, dois animais foram ovariectomizados, sendo que os demais passaram pelo mesmo processo nos respectivos dias: D5, D11, D14 e D19. Na avaliação macroscópica todas as estruturas foram consideradas. Os ovários tiveram os seus eixos máximos aferidos. Para as técnicas de histologia todos os ovários foram processados e as lâminas avaliadas. Ao exame ultrassonográfico, constatou-se que a média do comprimento e da largura dos ovários não tiveram ampla variação, além de três dos animais terem apresentado corpo lúteo no ovário direito. Após a ovariectomia a mensuração do comprimento e largura dos ovários também foi realizada concluindo-se que não há uma diferença significativa entre a mensuração morfométrica das fêmeas em anestro e ciclando. Histologicamente, as estruturas encontradas nos ovários das vacas diferem-se somente pela quantidade de folículos primordiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Stephanie Mayra Pacifico de Souza, Reginaldo da Silva Fontes, Luis Fonseca Matos, Celia Raquel Quirino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.