Alterações cardiovasculares em um cão portador de hipertensão arterial sistêmica secundária a insuficiência renal crônica: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n8.1713Palavras-chave:
hipertrofia miocárdica; nefropatia; pressão sistólicaResumo
A hipertensão arterial sistêmica em cães pode ocorrer secundariamente à insuficiência renal crônica (IRC), devido há ativação do sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) levando à vasoconstrição e aumento da pressão arterial sistêmica e da pós-carga, promovendo a hipertrofia concêntrica do miocárdio ventricular. Assim, o objetivo desse trabalho é relatar as alterações radiográficas, eletrocardiográficas e ecodopplercardiográficas de um cão portador de hipertensão arterial sistêmica secundária à IRC antes e após terapia. Foi atendido um canino portador de IRC apresentando derrame hemorrágico ocular unilateral e presença de sopro em foco mitral grau II/VI. Os exames laboratoriais revelaram azotemia renal, com a urinálise evidenciando isostenúria, proteinúria e cilindros granulosos. Aferição da pressão arterial sistólica (PAS) demonstrou valores médios de 250mmHg. Na radiografia torácica o Vertebral Heart System (VHS) foi de 10,7 vértebras, indicando cardiomegalia e aumento do ventrículo esquerdo (VE), como sugerido na eletrocardiografia com o aumento na duração do Complexo QRS. A ecodopplercardiografia evidenciou hipertrofia miocárdica concêntrica e diminuição no diâmentro interno do VE, hipertrofia septal ventricular, dilatação da artéria aorta e aumento da fração de encurtamento (FEC%) do VE. Instituiu-se terapia a base de maleato de enalapril e dieta comercial para IRC. Após 90 dias, observou-se redução no derrame hemorrágico ocular, com a PAS média mantendo-se a 130mmHg, redução nos valores dos bioquímicos séricos, no VHS (10,6 v) cardíaco, na hipertrofia miocárdica e FEC% do VE. As alterações evidenciadas sugerem o remodelamento miocárdico em virtude da hipertensão arterial sistêmica de origem secundária a IRC, com melhora após terapia instituída.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lígia Dortas Maffei, Rodrigo Prevedello Franco, Cláudia Bonini Abreu dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.