Desenvolvimento corporal, avaliações de carcaça e lipedimia de caprinos machos alimentados com grão de linhaça na dieta
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n10.1718Palavras-chave:
ácidos graxos poliinsaturados, lipidograma, ômega 3, produção de carne, qualidade da carcaça, qualidade da carneResumo
Objetivou-se avaliar a inclusão de grãos de linhaça (Linum usitatissimum) na dieta de caprinos sobre o desenvolvimento corporal, características bioquímicas sanguíneas e características da carcaça de caprinos das raças Bôer e Anglonubiano. Foram divididos, aleatoriamente, 12 animais de duas raças, confinados, submetidos à dieta com 9,5% de grãos de linhaça e dieta controle. Dos 4 aos 12 meses de idade, os animais foram avaliados quanto ao desenvolvimento corporal, ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, níveis sanguíneos de triglicerídeos, colesterol e frações, e no músculo Longissimus dorsi avaliou-se, gordura total, ômega (ω) 3, ω 6, gorduras saturadas, ácidos graxos poliinsaturadas, razão ω6:ω3 e a razão gorduras saturadas/poliinsaturadas. As variáveis foram analisadas pela metodologia de BootStrap. Com exceção dos triglicerídeos e VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade), que aumentaram (P<0,05), nas demais características não houve diferenças (P>0,05). Conclui-se que o uso de grãos de linhaça não influenciou o desenvolvimento corporal, as variáveis bioquímicas e as características das carcaças de caprinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Gentil Vanini de Moraes, Egon José Fück, Marco Antonio Bensimon Gomes, Francisco de Assis Fonseca de Macedo, Pedro Luiz Castro, Marcela Mataveli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.