Análise químico-físico e sensorial de hambúrgueres formulados com carne de ovelhas de descarte
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v18n17.1769Palavras-chave:
aceitação global, consumidor, ovinos, qualidadeResumo
Foram utilizadas oito ovelhas em final de vida reprodutiva alimentadas ad libitum durante 60 dias com ração completa misturada e peletizada. Após o abate, as paletas foram extraídas, embaladas a vácuo e armazenadas em freezer a -18º C sendo desossadas para a produção de hambúrguer com diferentes proporções de carne ovina e toucinho suíno. Os hambúrgueres foram avaliados por meio de análises químicas e sensoriais para verificar a aceitabilidade dos consumidores. A umidade foi influenciada pela proporção da carne das ovelhas nos hambúrgueres, sendo menor para hambúrgueres com 85% de carne ovina. A concentração de matéria mineral, lipídios totais e perdas por cocção não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos. A proteína bruta dos hambúrgueres diminuiu com a inclusão de 30% de toucinho suíno, comparada ao outros tratamentos. Os consumidores mostraram preferência pelos hambúrgueres formulados com 85% de inclusão de carne ovina e 15% de toucinho suíno (P<0,05). Os hambúrgueres foram aceitos no teste de atitude de compra revelando um mercado positivo para este tipo de produto, se tornando uma nova estratégia para produtores, pois possui uma produção viável e uma ótima fonte proteica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Natália Holtz Alves Pedroso Mora, Francisco de Assis Fonseca de Macedo, Franciane Barbiéri Dias-Senegalhe, Ana Cláudia Radis, Andresa Carla Feihrmann, Ana Paula Silva Possamai, Daniele Portela de Oliveira, Maryane Gluck Torres, Thiago Gomes de Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.