Mandibulectomia rostral bilateral em cão portador de plasmocitoma extramedular oral: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n12.1736Palavras-chave:
plasmocitoma extramedular, cães, mandibulectomia.Resumo
O Plasmocitoma extramedular é considerado uma neoplasia benigna. Nos cães localiza-se principalmente na pele, na cavidade oral e no trato digestivo. Seu diagnóstico conclusivo é realizado por meio de exame histopatológico. Este trabalho relata um caso de uma fêmea de 4 anos de idade, da raça Buldog Francês, que desenvolveu uma massa não ulcerada, de consistência firme, coloração rósea, medindo cerca de dois centímetros de diâmetro na região rostral da mandíbula, envolvendo o canino inferior esquerdo e incisivos adjacentes. A radiografia mandibular demonstrou lesão osteolítica em alvéolo e corpo mandibular em sua face rostral de hemi-face esquerda, além do deslocamento rostral das peças dentárias. Foi realizado tratamento cirúrgico através de mandibulectomia rostral bilateral, e em seguida, avaliado o status da margem cirúrgica, o qual não demonstrou indícios tumorais. O animal foi submetido a quimioterapia adjuvante com carboplatina 300 mg/m², em virtude da possibilidade aventada de invasão do canal mandibular. A paciente encontra-se saudável, desde junho/2013, não apresentando recidiva, nova tumoração, ou mesmo evidência de metástase, até a presente data.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marcel Vasconcellos & Leonardo Waldstein de Moura Vidal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.