Tumor venéreo transmissível canino. A mais antiga linhagem clonal conhecida na natureza
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a41.1-5Palavras-chave:
cães, câncer, EpidemiologiaResumo
A técnica de sequenciamento gênico, utilizada no estudo da origem clonal do tumor venéreo transmissível canino (TVTC), abriu novas possibilidades de sondar vulnerabilidades genéticas do câncer, e relações hospedeiro-tumor. De modo análogo à evolução darwiniana, as células tumorais com maior potencial adaptativo apresentam uma vantagem seletiva em relação às células menos aptas, e desse modo, o câncer transmissível de ocorrência natural, representa um modelo ideal para a investigação evolutiva entre as células cancerosas em seu microambiente tumoral, e o macroambiente circundante. Com objetivo de discutir o impacto das recentes descobertas neste campo, realizou-se uma análise das publicações indexadas na base de dados PubMed® (Instituto Nacional de Saúde Americano, National Institutes of Health), utilizando os descritores na língua inglesa: canine transmissible venereal tumor, canine transmissible venereal, canine transmissible. Estudos genômicos demonstraram que a linhagem clonal do TVTC é a mais antiga linhagem tumoral conhecida (cerca de 11.000 anos), sendo transmissível por transferência alogênica. Aspectos singulares como evasão ao sistema imune do hospedeiro, também foram revisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marta Zarlenga Regiani, Marcel Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.