Fibrossarcoma oral de baixo grau histológico e elevada agressividade biológica: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n7a127.1-5Palavras-chave:
cães, tumor, neoplasias da cavidade oralResumo
O objetivo deste relato foi descrever a ocorrência de um fibrossarcoma em uma cadela da raça Golden Retriever, com 12 anos de idade, pesando 42 kg. O animal apresentou histórico clínico de aumento do volume do plano nasal. Ao exame específico da cavidade oral, foi encontrada uma massa aderida à porção rostral do maxilar, encapsulada, medindo cerca de 5 cm de diâmetro, que se estendia cranialmente ao plano nasal, causando sua obstrução. Foi realizada biópsia incisional e o diagnóstico realizado com base na avaliação histopatológica. O animal foi submetido à quimioterapia neoadjuvante citorredutora e maxilectomia rostral bilateral. Até o momento não foi observada recidiva locorregional ou doença metastática. No Brasil, ainda são escassos os relatos de literatura envolvendo cirurgias radicais ou reconstrutivas em tumores oronasais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcel Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.