Legislação e implementação dos programas de controle de qualidade em frigoríficos sob fiscalização federal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n13.1740Palavras-chave:
garantia da qualidade; carne; segurança alimentar.Resumo
Em decorrência da necessidade de produzir alimentos com qualidade e seguros, a partir da década de 90, surgiram os programas de controle de qualidade no Brasil. Esses são constituídos por quatro planos principais: Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Esta revisão bibliográfica tem o objetivo de verificar se a legislação brasileira que rege os programas de controle de qualidade em frigoríficos sob fiscalização federal garante a produção de alimentos seguros. O estudo revela que ocorreu mudanças expressivas na legislação brasileira quanto ao controle de qualidade na produção de alimentos, as quais podem ser evidenciadas na Circular n°. 175 de 2005 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que uniu os principais programas em um único documento e criou os programas de autocontrole, além de passar a responsabilidade de produzir alimentos seguros (que antes era da fiscalização federal), para a indústria. Ainda, identificou-se que a legislação brasileira e a literatura correspondente apresentam dados suficientes sobre implementação de programas de qualidade, além da existência de um padrão a ser seguido pelas empresas ao aderir os programas de autocontrole. Sendo assim, empresas produtoras de alimentos que seguem a legislação federal e realizam implementação adequada de programas de controle da qualidade ofertam produtos seguros e viabilizam a comercialização com outros países.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Paula Burin Fruet, Flávia Santi Stefanello, Jackeline Karsten Kirinus, Luis Fernando de Pelegrini, José Laerte Nörnberg, Andréa Cristina Dörr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.