Influência da diferença esperada na progênie no preço da dose do sêmen de touros da raça Nelore
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n14.1747Palavras-chave:
Herdabilidade. Correlação. Progênie.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o valor comercial das doses de sêmen e correlacionar com algumas Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) e com as premiações obtidas em exposições credenciadas pela Associação Nacional dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB), para verificar o que influencia no preço final da dose de sêmen. Os dados foram obtidos junto à ANCB e no Sumário 2008: Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Nelore do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN-USP). Os dados foram tratados estatisticamente com auxílio do PROC COR do programa SAS V8.0. Como resultado, somente as provas de progênie, do primeiro ao terceiro lugar mostraram correlação no preço do sêmen, com 60,6%, 60,2% e 56,5% respectivamente. Quanto às DEPs, a característica peso ao nascimento foi a que mais se destacou entre as outras, com uma influência de 17,6% sobre o preço da dose. As características genéticas, que são as de maior importância quando se quer melhorar um plantel, ainda não estão sendo determinantes no preço da dose de sêmen comercial e com esta análise pode-se verificar que as características fenotípicas dos touros tem influenciado mais que as características genéticas herdáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Álida Mariana dos Reis Buzzo & Antonio Campanha Martinez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.