Confinamento de ovinos com dieta total farelada ou peletizada
DOI:
Palavras-chave:
cordeiros, dieta total, nutriçãoResumo
Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a influência de diferentes formas físicas de rações - peletizada e farelada - sobre o ganho de peso de cordeiros em confinamento. Utilizaram-se, para isso, 23 cordeiros, com idade variando de 62 a 85 dias de idade. As rações utilizadas eram idênticas em sua composição, sendo em formas físicas diferentes, constituindo-se, assim, os tratamentos. Foi mensurado o ganho de peso semanal, em um período de 6 semanas. O tratamento causou efeito significativo sobre o ganho de peso (p<0,05) sendo favorável para os animais do grupo tratado com ração peletizada nas semanas 2, 3 e 5 após o início do tratamento, também houve diferença no ganho de peso total acumulado no período. Nas demais semanas, não foram observadas diferenças significativas para o ganho de peso. Conclui-se que o uso de ração peletizada para alimentação de ovinos em confinamento promove um maior ganho de peso vivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Antonio Campanha Martinez, Max Emerson Rickli, Cassiana Ometto de Abreu, Roberta Mara Züge
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.