Anticorpos anti-pestivírus em caprinos e ovinos do sertão do estado de Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n2.132-137Palavras-chave:
Pequenos ruminantes, soro neutralização, diarréia viral bovina, Border disease, defeitos congênitosResumo
Um dos principais problemas sanitários observados em caprinos e ovinos do Estado de Pernambuco é a ocorrência de abortamentos e de defeitos congênitos, aos quais podem ser responsabilizados os Pestivírus, que ocorrem em bovinos em vários países, incluindo o Brasil. Para verificar o envolvimento dos Pestivírus nos abortamentos e má-formação foi realizado um inquérito soro epidemiológico em caprinos e ovinos criados no sertão Pernambucano, principal região produtora do estado. Foram submetidas ao teste de soro neutralização em micro placa, utilizando cepa-citopatogênica de BVDV-1 (NADL), 814 amostras de soros caprinos e ovinos. A prevalência encontrada foi de 10,9% (9,36≤p≤12,42) em caprinos e 7,0% (5,36≤p≤8,60) em ovinos. As amostras foram estratificadas segundo a categoria animal (matriz, reprodutor e jovem) e mesorregião de onde eram procedentes (Sertão Pernambucano e Sertão do São Francisco Pernambucano). Não houve diferença estatisticamente significativa entre as espécies e nem entre os estratos. De acordo com as informações disponibilizadas, através de questionário investigativo, o aborto ocorreu em 70,9% (22/31) das criações e defeitos congênitos em 83,9% (26/31). Em 61,3% das criações, caprinos, ovinos e bovinos são criados conjuntamente. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que os Pestivírus ocorrem em pequenos ruminantes, independente da categoria animal e das regiões estudadas, em baixa prevalência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tercya Lúcidi de Araújo Silva, Michele Moreira M. Oliveira, Mirian Nogueira Teixeira, Iagmar Oliveira da Mota, Roberto Soares de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.