Produção de Aves em Sistema Orgânico
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n4.327-333Palavras-chave:
Avicultura, orgânico, sanidadeResumo
O mercado consumidor está cada vez mais preocupado com os alimentos de origem animal que consomem e principalmente nas condições em que os mesmos são mantidos durante o período de produção. A avicultura de postura é um dos setores em que essas preocupações tornam-se cada vez mais exigentes, pois, na avicultura industrial esses animais são criados em gaiolas durante todo o ciclo de produção, apesar de o espaço ser considerado suficiente para que essas aves possam movimentar-se, tal espaço não permite que as aves possam expressar algumas características do seu comportamento natural (tomar banho de areia, subir e descer de poleiros, terem um ambiente amplo para explorar) esse comportamento é observado em sistema semi-confinado, caipira, ou orgânico. Apesar de esses sistemas terem certa semelhança, se diferem em alguns aspectos, o orgânico é certificado por órgãos responsáveis, que podem ser empresas certificadoras, que por sua vez são fiscalizadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Abastecimento), o que o diferencia dos demais. A sanidade no caso da criação orgânica deve ser feita sem o uso que medicamentos veterinários, e apenas as vacinas de caráter obrigatório devem ser oferecidas aos animais, garantindo uma produção dentro dos padrões de exigência da organização internacional de produção orgânica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gessica de Souza Azevedo; Joana Patrícia Lira de Souza; José Avelino Cardoso; Pedro Henrique Haddad Araujo; Ernestina Ribeiro dos Santos Neta; Michele Pereira Vilas Novas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.