Lipoma subcutâneo gigante em região lombo-sacral de um cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n1a15.1-6Palavras-chave:
canino, excisão tumoral, fêmea, idoso, neoplasia, tumor cutâneoResumo
O lipoma é considerado uma neoplasia mesenquimal comum benigna originada dos adipócitos ou de células gordurosas subcutâneas e ocasionalmente dérmicos. Podem ser caracterizados como massas únicas ou múltiplas de crescimento lento, sendo, nesta situação, a eleição de terapêutica cirúrgica por meio de excisão tumoral como alternativa viável sem a necessidade de associação com um tratamento quimioterápico. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma cadela acometida por lipoma subcutâneo gigante em região lombo-sacral. Foi atendida na Policlínica Veterinária Metropolitana uma cadela, sem raça definida, pesando 16,70 kg e com 8 anos e 1 mês de idade. Durante a anamnese foi relatado aumento de volume abrangendo a região lombo-sacral do animal, de surgimento insidioso e que se desenvolvia lentamente com o passar dos meses. No exame clínico observou-se mucosas normocoradas, linfonodos normais, temperatura de 39,2°C, presença de uma massa de grande tamanho, densa e de superfície macia e arredondada em região lombo-sacral. O resultado do hemograma e da bioquímica sérica não revelou alterações relevantes ao caso, apenas uma discreta anemia. O procedimento cirúrgico consistiu na execução de uma incisão elíptica ao redor da massa seguida de divulsão romba com toalhas de laparotomia até que fosse liberada toda a massa tumoral. O feixe ou pedículo fibroso que sustentava o tumor foi ligado e seccionado. A massa retirada possuía aspecto globoso, maciço e pendular medindo cerca de 16 cm no seu maior eixo e pesando cerca de 1,5 kg. Ao corte, a massa se apresentava encapsulada, firme e com coloração amarelada, mimetizando tecido gorduroso. Coletou-se uma pequena amostra para exame histopatológico. O resultado revelou células gordurosas, agregados inflamatórios e células da derme. O procedimento cirúrgico por meio da excisão da massa se mostrou uma alternativa satisfatória para o tratamento único e definitivo desse tipo de tumoração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Tatianne Alexandre Azevedo Viliotti, Hermógenes Josniel Rocha Macedo, Maria Gabriela de Lima Chaves, Raissa Correia Rodrigues de Oliveira, Humberto Franco Silva, Richard Elaino de Oliveira Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.