Abordagem cirúrgica do prolapso retal em felino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a53.1-5%20Palavras-chave:
canal anal,intestinal,gato,protusãoResumo
O prolapso retal é uma protrusão ou eversão da mucosa retal sendo mais relatada em animais jovens, geralmente sendo uma consequência de distúrbios subjacentes que causam esforço intestinal e persistente, dentre outras causas. O objetivo do presente trabalho foi relatar o caso de um felino sem raça definida, com 2 meses de idade, atendido no Hospital Veterinário Metropolitano, Caucaia, Ceará, Brasil, apresentando anorexia, prostração e prolapso do reto com necrose. Foram realizados exames laboratoriais para avaliar funções biológicas do paciente. O tratamento cirúrgico eleito consistiu na aplicação de âncoras transversais e ressecção da massa prolapsada e aplicação de suturas únicas separadas para fazer a anastomose. O paciente foi acompanhado nas semanas seguintes e mostrou um retorno às funções fisiológicas normais da defecação, sem complicações de incontinência fecal. Conclui-se que a amputação retal pode ser uma alternativa para o tratamento cirúrgico do prolapso retal em felinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Tatianne Alexandre Azevedo Viliotti, Anne Nelizia Holanda de Lima, Ingrid Rabelo Rodrigues, Aline Silveira Feitosa, Rebeca de Melo Santos, Sarah Ary Ceni, Maria Ester Crispim Nogueira Fernandes, Richard Elaino de Oliveira Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.