Meningioma canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n2a26.1-4Palavras-chave:
convulsão, lomustina, neoplasia intracranianaResumo
O meningioma é a neoplasia intracraniana mais comum em cães na clínica veterinária, em maior parte dos casos possui caráter benigno, além disso, pode vir a surgir em qualquer uma das três meninges que revestem e protegem o sistema nervoso central. O principal sinal clínico do meningioma é a convulsão, porém alteração de comportamento vem sendo relatada com frequência na literatura. A lomustina por ser altamente solúvel em lipídeos, atinge elevadas concentrações no fluido cérebro-espinhoso permitindo que a mesma seja usada como protocoloco quimioterapico para pacientes com meningioma. Objetivou-se com esse trabalho, relatar um caso de meningioma intracraniano em um cão de raça poodle com dez anos de idade destacando sua evolução clínica, diagnóstico presuntivo e conduta terapêutica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lourival Barros de Sousa Brito Pereira, Homero Firmo Pessoa, Gabriela de Paiva Sousa, Lucilo Bioni da Fonsêca Filho, Ana Luiza Neves Guimaraes Bessa, Priscilla Virginio de Albuquerque, Silvia Fernanda de Alcantara, Júlio Cézar dos Santos Nascimento, Marleyne José Afonso Accioly Lins Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.