Erliquiose monocítica canina: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a63.1-3Palavras-chave:
Ehrlichia canis; tratamento; doxiciclinaResumo
A erliquiose monocítica canina é uma doença infecciosa de distribuição mundial, causada pela Ehrlichia canis e transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus, que cursa com sinais brandos a intensos ou ausência, dependendo da fase da doença. O diagnóstico pode ser realizado pela sorologia, pesquisa de hematozóario e técnicas moleculares, como a PCR. O principal tratamento é feito com doxiciclina. O objetivo deste estudo é relatar o caso de uma cadela da raça Boxer, com 12 anos de idade, com hipertermia, taquipnéia, estridor, e petéquias, sendo submetida a exames complementares, que evidenciaram trombocitopenia, hiperproteinemia e aumento de AST e ALT; o diagnóstico foi firmado associando esses resultados com a PCR positiva para E. canis; usou-se doxiciclina para o tratamento, e após o término, o paciente retornou para nova avaliação, sendo a PCR de amostra de sangue periférico negativa. Sugere-se uma nova PCR a partir de amostras da medula óssea ou baço, pois do sangue periférico pode cursar com falsos negativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rones Goulart de Paula Júnior, Rodrigo Delbem Almeida, Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida, Valéria Regia Franco Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.