Processos tecnológicos empregados no aproveitamento de carcaças suínas e bovinas parcialmente condenadas por cisticercose
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a153.1-7Palavras-chave:
cisticercos, saúde pública, segurança alimentar, zoonoseResumo
A cisticercose é considerada como umas das principais parasitoses que acarretam em prejuízos econômicos na cadeia da carne atualmente. Além disso, a doença se configura como importante zoonose em Saúde Pública, devido à severidade das implicações que causa no hospedeiro. Com isso, o objetivo deste trabalho foi revisar a bibliografia em busca de processos tecnológicos que permitam um melhor aproveitamento de carcaças suínas e bovinas acometidas pela cisticercose. A salga e o tratamento pelo frio são as principais tecnologias empregadas atualmente no Brasil com o intuito de inviabilizar os cisticercos, em razão da sua eficácia e do melhor custo-benefício para a indústria. A utilização de tais tecnologias é de vital importância para que se obtenha um produto com qualidade e segurança alimentar adequadas para venda ao consumidor final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Felipe Martins Pastor, Jeniffer Adelaide Adão, Paula Salve Guizardi, Joana Resende Paglis Brunoro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.