Hemimelia longitudinal pré-axial intercalar associada à hipoplasia umeral em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a155.1-8Palavras-chave:
Citodiferenciação, disostoses, embriogênese, hemimelia, hipoplasia umeralResumo
RAlterações na embriogênese podem produzir anomalias na estrutura ou função dos tecidos e órgãos e essas podem ser de origem genética ou ambiental. O processo conhecido como organogênese, dependerá da interação entre endoderma, mesoderma e ectoderma, que originará movimentos celulares posteriores, através da migração de células precursoras com a formação dos botões dos membros e assim acarretando na citodiferenciação, ou seja, na formação dos membros propriamente ditos. As disostoses, que são o conjunto de alterações morfológicas congênitas caracterizam-se pelo desenvolvimento anormal de um osso ou de parte dele, que pode acometer o esqueleto apendicular. A agenesia ou também conhecida como hemimelia, consiste em uma anomalia de caráter raro na qual, um ou mais ossos pareados possuem ausência completa ou parcial, mas dentre essa raridade a de maior frequência é a hemimelia na forma unilateral. O relato de caso trata-se de um cão, sem raça definida, apresentando deformidade de membro torácico esquerdo, claudicação e sem conseguir apoiá-lo ao chão. Foram realizados exames radiográficos do membro consecutivamente, e que revelaram a presença de hemimelia longitudinal pré-axial intercalar associada à hipoplasia umeral. Optou-se por aguardar o desenvolvimento do animal para reavaliações clínicas e desenvolvimento de prótese no membro acometido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Clara Bastos da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.