Avaliação do escore de condição corpórea de cavalos de tração da cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a142.1-6Palavras-chave:
condição corporal, equino,escore,tração,pesoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os valores médios, desvio padrão, valor mínimo e máximo do peso e parâmetros do escore de condições corpóreas, entre machos e fêmeas dos equinos de tração no município de Imperatriz, Estado do MA. Os animais foram atendidos pelo Programa Cavalo de Carroça sadio que tinha como objetivo melhorar o bem-estar dos equinos e consequentemente o perfil socioeconômico dos carroceiros que tem como fonte de renda esses animais. Foram atendidos 146 animais, onde semanalmente eram realizada a pesagem e avaliação da condição corporal (extremamente magro, muito magro, magro, moderadamente magro, moderado, moderadamente carnudo, carnudo, gordo e obeso). Os resultados estatísticos revelaram peso médio para os machos de 283,08 e 289,33 para as fêmeas, com altura média de 142,37 e 139,31 e a correlação de Pearson (0,452**), a análise de regressão R2 registrou valores de F=33,12**. O escore corporal revelou para pescoço, garrote, ombro, costelas, costas e traseiro dos machos classificação magro (3), as fêmeas registraram para pescoço, muito magro (2), garrote, ombro, costa, costela e traseiro magro (3). A correlação de Pearson registrou valores altamente significativos para peso e altura (0,452**), altura com pescoço (0,234**), garrote (0276**), ombro (0,348**) e costelas (0,253**). Pescoço com garrote (0,511**), ombro (0,458**), costela (0,363**), costa (0,377**), traseiro (0,330**), garrote com ombro valores de (0,484**), costela (0.364**), costas (0,429**), traseiro (0,322**). Com base nos dados analisados conclui-se que o peso vivo médio dos cavalos examinados encontram-se abaixo da média necessária para o serviço prestado pelos mesmos, a altura média revelou valores que oscilaram entre 142,37cm para os machos e 139,31cm para as fêmeas. Os índices de condições corpórea dos animais examinados encontra-se com escore abaixo da média exigida entre 3 e 4.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Neylianny Jéssyca Moraes Barbosa, Suellen Alves de Azevedo, Geovania Maria da Silva Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.