Megaesôfago em cães: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1059.1-6Palavras-chave:
Cães, hipomotilidade, megaesôfago, regurgitaçõesResumo
O objetivo dessa revisão de literatura foi reunir artigos e literaturas acerca de megaesôfago canino, abordando de uma forma solida e clara essa afecção, a fim de que os médicos veterinários tenham um referencial teórico conciso sobre tal patologia. O megaesôfago é um distúrbio de motilidade esofágica podendo ser de causa primária ou secundária, sendo a regurgitação o principal aspecto clínico. Os animais em sua maioria apresentam regurgitações logo após a alimentação e quando não diagnosticado e tratados evoluem para um emagrecimento progressivo e desnutrição, os sinais respiratórios são frequentes em função da pneumonia aspirativa decorrente da hipomotilidade esofágica. O diagnóstico é feito por meio dos exames de imagem em associação com os sinais clínicos e a anamnese, o prognostico é reservado visto que o tratamento conservador nem sempre é efetivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iam Ramos de Souza, Lucas Tiago Bomfim, Sabrina Rodrigues de Medeiros Dias, Kaique Leite de Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.