Degeneração mixomatosa de valva mitral em cães: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n07a863.1-10Palavras-chave:
Cães, cardiopatia, degeneração, mitralResumo
A degeneração mixomatosa de valva mitral é uma afecção que acomete diversos animais, majoritariamente os cães de pequeno porte, raça definida, machos e idosos. Como se trata de uma das principais cardiopatias que afeta esses canídeos, objetivou-se compilar as informações mais relevantes e recentes na literatura sobre este tema, o que foi feito utilizando bases de dados e livros. Embora a etiologia não tenha sido totalmente esclarecida até o momento da conclusão deste trabalho, há evidências científicas que corroboram a correlação entre a ativação de mecanismos de proliferação celular cardíaco da fase embrionária. O diagnóstico pode ser realizado por meio da anamnese, exame físico, de imagem, bioquímicos e eletrocardiograma. A partir destes e dos sinais clínicos, pode-se estadiar a doença e avaliar as opções terapêuticas para então conduzir o tratamento da forma adequada. Por se tratar de uma desordem de caráter crônico que resulta em modificações na conformação estrutural de componentes cardíacos, o tratamento clínico não é curativo. Sendo assim, diversos fármacos podem ser administrados com o objetivo de inibir os mecanismos compensatórios deletérios ao organismo do indivíduo como forma de promover maior expectativa e qualidade de vida. O tratamento cirúrgico pode ser realizado utilizando diferentes técnicas, mas são encontrados diversos impedimentos para a realização na rotina em Medicina Veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caroline de Oliveira Silva Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.