Senciência em cães e gatos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16Sup1.a1314.1-5Palavras-chave:
Bem-estar animal, comportamento animal, consciência, seres sencientesResumo
A senciência é a capacidade que um indivíduo possui de sentir emoções positivas e negativas e de manifestar sentimentos de forma consciente. A literatura confirma, cientificamente, que além dos seres humanos, animais vertebrados e alguns invertebrados, possuem substratos neuronais de consciência. Nesse sentido, cães e gatos manifestam em suas características comportamentais e mentais, indicativos que os levam a serem considerados seres sencientes. Sendo assim, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos últimos 15 anos sobre a senciência, aplicado especificamente à cães e gatos. Durante o desenvolvimento da pesquisa tornou-se evidente que cães e gatos são seres sencientes, pois os mesmos demonstram através de linguagem corporal, tais como expressões físicas, visuais, de vocalização, bem como por meio da fisiologia neurológica, que possuem capacidade mental de sentir dor e de sofrer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ágata Aline Mota Dal Pont, Nicolau Cardoso Neto, Silvio Luiz Negrão, Keila Zaniboni Siqueira Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.