Impactos da pandemia do coronavírus no bem-estar animal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16nsup1.a1311.1-5Palavras-chave:
Ansiedade por separação, comportamento animal, covid-19Resumo
No ano de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia provocado pelo “novo coronavírus”, a Covid-19, levando a um cenário de isolamento social de domínio mundial, alterando drasticamente a rotina dos seres humanos e, consequentemente, dos seus animais de companhia. Nesse contexto, a seguinte revisão de literatura tem como objetivo realizar um compilado de resultados de pesquisas promovidas mundialmente, reunindo dados de diversos estudos sobre os impactos provocados pela pandemia do coronavírus no bem-estar e comportamento animal de companhia. Dessa maneira, foi possível concluir que a maior complicação ocasionada durante esse período foi o hiper apego e a dependência excessiva dos animais de companhia com seus tutores, desencadeando diversos distúrbios comportamentais, como a Síndrome de Ansiedade de Separação, especialmente após o retorno normal das atividades do cotidiano dos humanos. Ademais, algumas repercussões negativas da proximidade do relacionamento ser humano-animal durante esse período foi o aumento significativo de ataques de agressão de cães, especialmente contra crianças, relacionados à diminuição de passeios e de momentos de descanso e afastamento dos animais. Estudos também permitiram identificar fatores de risco relacionados ao confinamento, como menor socialização e o difícil acesso a serviços veterinários. Assim, pode-se concluir que o estado de saúde mental dos tutores possui efeitos nítidos no comportamento e bem-estar dos animais de companhia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carla Fredrichsen Moya, Amanda Filus Marchese
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.