Criptorquidismo bilateral em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a953.1-6Palavras-chave:
Canino, enfermidade reprodutiva, orquiectomiaResumo
O Criptorquidismo é uma anomalia congênita de testículos que possui caráter hereditário, apresentando grande importância entre as doenças que afetam a reprodução na espécie canina. O presente trabalho teve por objetivo relatar um caso de Criptorquidismo bilateral em cão, sem raça definida, com três anos de idade, atendido na Clínica Escola Veterinária Prof. Dr. Marcos Vinicius Tranquilim da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Após confirmação diagnóstica da localização dos testículos intra-abdominal, por meio de ultrassonografia, realizou-se a celiotomia mediana retro-umbilical (pré-púbica) e procedeu-se a orquiectomia. O animal apresentou boa recuperação do procedimento cirúrgico, com a retirada dos pontos dez dias após a cirurgia, o que evidencia a eficácia do tratamento empregado nesse caso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carla Fredrichsen Moya, Marco Antônio Staudt, Fátima Maria Caetano Caldeira, Gabriela Basílio Roberto, Jayme Augusto Peres, Adriano de Oliveira Torres Carrasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.