Difilobotríase: considerações sobre uma doença emergente
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a797.1-7Palavras-chave:
difilobotríase, pescados, zoonoseResumo
A difilobotríase ou difilobotriose é uma zoonose causada pelo cestódeo Diphyllobothrium spp. através do consumo de peixes infectados crus ou mal cozidos. É uma das mais importantes doenças transmitidas por pescados, sendo amplamente distribuída pelo mundo. Mamíferos (incluindo os humanos) e aves piscívoras são hospedeiros definitivos do parasito, que possui um ciclo complexo que incluí ao menos dois hospedeiros intermediários como crustáceos, peixes, aves e mamíferos. Diversas espécies conhecidas do Diphyllobothrium spp. podem infectar o homem, podendo ser diferenciadas e identificadas por métodos de biologia molecular. O cozimento adequado do pescado e o congelamento prévio são suficientes para eliminar o parasita nos alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laura Costa Borges, Ligia Cantarino, Simone Perecmanis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.