Diagnóstico da situação dos comerciantes de aves na feira do produtor rural de Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a809.1-6Palavras-chave:
abate, aves, qualidade e saúde públicaResumo
A produção e comercialização de carne de frango têm ocupado posição de destaque no fornecimento de proteína animal em diversos países, como o Brasil. Este estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico da situação dos comerciantes de frango da feira de produtores rurais do município de Boa Vista, Roraima, para obter informações sobre a saúde, manejo, processos de abate, bem-estar animal e impactos na saúde pública. Os oito comerciantes de aves da feira foram entrevistados por meio de questionários. A partir dos resultados, identificou-se que os comerciantes tinham procedências distintas, 75% deles (6/8) eram do sexo masculino e 87,5% (7/8) não possuíam ensino superior, sendo a venda de aves sua principal fonte de renda familiar. A comercialização de aves na feira do produtor rural não apresenta condições higiênico-sanitárias adequadas de produção (manejo, abate e comercialização). Há, portanto, a necessidade de melhorar as condições de produção, garantir o bem-estar dos animais abatidos e implementar o controle sanitário geral para evitar um impacto negativo na saúde pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lévison da Costa Cipriano, Raiane Gales Macedo, Heloisa Pinto de Godoy Siqueira, Everton Ferreira Lima, Artur Carvalho Medeiros Junior, Ingrid Bortolin Affonso Lux Hoppe, André Buzutti de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.