Conhecimento quanto à infecção por esporotricose em humanos entre tutores de gatos no município de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n10a939.1-5Palavras-chave:
Esporotricose, zoonoses, tutores de gatos, conhecimentoResumo
A esporotricose é uma infecção fúngica subcutânea que pode acometer humanos e animais, principalmente felinos. O principal fungo responsável pela infecção é o Sporothrix schenckii podendo ser encontrado no solo e em matéria orgânica. A transmissão em seres humanos ocorre pela arranhadura ou mordedura de gatos infectados e o principal sintoma são as lesões cutâneas. O número de casos vem crescendo no município de São Paulo e em 2020 se tornou uma zoonose de notificação obrigatória. O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento do conhecimento dos tutores em relação a doença e como resultado foi identificado que apesar da maioria responder corretamente o que é uma zoonose, qual a definição e qual o agente etiológico da esporotricose esses tutores não souberam identificar a forma de transmissão e a sintomatologia da doença, o que evidencia a necessidade de informações e ações educativas para ajudar identificar e controlar os casos de esporotricose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Arnold, Marcos Yamamoto Martins, Nathalia Chiyo, Júlia Silva de Freitas, Thamires Zaghi, Carolina Cintra Shiroma, Guilherme Cobra, Ed Wilson Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.